Sobre Perfumes


  • Parfum: é a versão mais concentrada, possuindo de 20% a 40% ( sendo 25% a média) de compostos aromáticos.
  • Eau de parfum: encontrado mais facilmente em lojas que o citado acima, tem variação de 12% a 18% (sendo 15% a média) na quantidade de essência.
  • Eau de toilette: forma mais branda que a mostrada anteriormente, também está bastante disponível no mercado e contém de 8% a 14% (sendo 10% a média) de compostos aromáticos.
  • Eau de cologne: a famosa colônia possui de 3% a 7% (sendo 5% a média) de essência.
  • Splashes: tem baixíssima concentração de compostos aromáticos, em média 1% apenas

    ( todos juntos para uma foto , essa é uma das minhas paixões!!! eu realmente amo perfumes )
    

Os povos antigos consideravam os perfumes como símbolo de riqueza e poder, além de forte atrativo e estimulante para amor e desejo, os Gregos tinham o hábito de usar uma fragrância em cada parte do corpo ( muito chique não?)
  •  O primeiro perfume alcoólico surgiu em 1370;
  • A primeira água de colônia foi criada no século XVIII, por Jean Marie Farina;
  • A França é considerada o berço da perfumaria, sendo Grasse o centro da cultura de flores e Paris o centro da indústria de perfumes;
  • O primeiro museu olfativo do mundo foi criado em 1990, por Jean Kerleo, um famoso "nariz". Fica em Versalhes, na França. Lá pode-se encontrar todos os grandes perfumes lançados no mundo desde o século passado;
  •  O profeta e fundador do islamismo, Maomé, acreditava no poder dos perfumes e, segundo dizem, teria afirmado certa vez: “Três coisas são importantes para mim na Terra: mulheres, perfumes e orações.” Numa outra ocasião, teria dito: “O perfume é o alimento que nutre meus pensamentos.”
Por que será que o mesmo perfume tem fixação diferente em diferentes pessoas? São pelas características próprias de cada indivíduo: tipo de pele, suor, acidez, hábitos de alimentação e higiene, remédios que toma, local onde vive, porque até o clima pode modificar a fixação de um perfume.
  • Muitas pessoas que usam o mesmo perfume por muito tempo costumam dizer que o produto já não é mais o mesmo, que ficou mais fraco, pondo em dúvida a qualidade do perfume. Na verdade isso acontece por causa de um fenômeno chamado de Saturação Olfativa, ou Acomodação Olfativa, ou ainda Percepção Olfativa. Está comprovado que com o tempo as pessoas vão-se habituando com cheiros do dia-a-dia e passam a não percebê-los mais. No caso dos perfumes, tem-se a nítida impressão de que está ficando mais fraco. 

Porque usa um perfume?
A : Para sentir-se sempre com aquele cheirinho de limpeza.
B : Por que ganhou de presente e quer agradar o companheiro ou a companheira.
C : Viu a propaganda do último lançamento e quer estar na moda da perfumaria.
D : Ou você faz parte do grupo dos loucos por perfumes e sente um grande prazer no ritual de comprar uma fragrância nova, ou de repetir a compra do seu inseparável cheiro preferido.




1 comentários:

  1. Gostei do seu blog.
    Estou começando o meu agora, passa lá.
    http://artesdalulu.zip.net/

    ResponderExcluir